terça-feira, 27 de janeiro de 2009

Seminário Nacional Eco-Escolas 2009


Nos dias 16, 17 e 18 de Janeiro decorreu em Seia o Seminário Nacional Eco-Escolas 2009, organizado pela Associação Bandeira Azul da Europa.
O seminário teve lugar na Casa Municipal da Cultura de Seia e Centro de Interpretação da Serra da Estrela e contou com a participação de quatro centenas de especialistas em Educação para o Desenvolvimento Sustentável, com destaque para os professores coordenadores do Programa e os técnicos dos municípios.
A nossa escola esteve representada através da coordenadora do Programa Eco-Escolas e do Vereador do Ambiente da Câmara Municipal do Marco de Canaveses. Do nosso concelho também estiveram presentes os coordenadores do programa Eco-Escolas da Secundária do Marco de Canaveses, Secundária de Alpendorada, EB2,3 de Sande e EB2,3 de Toutosa, que se inscreveram este ano pela primeira vez. Foram dias de convívio e trabalho intenso entre os presentes.
O Seminário Nacional do Programa constituiu um dos mais importantes momentos de formação e troca de experiências entre os professores e entidades envolvidas no Eco-Escolas, cujos objectivos são a educação e sensibilização ambientais da escola e comunidade onde se insere, a par da melhoria da gestão ambiental da mesma.
Foram abordados pelos diferentes especialistas convidados diversos aspectos relacionados com a Educação para o Desenvolvimento Sustentável e, mais particularmente, com a Metodologia e Temas de trabalho do Programa Eco-Escolas. Foi dado especial ênfase ao tema do ano – Alterações Climáticas – e abordados outros temas Eco-Escolas recorrendo a exemplos teórico-práticos: Água, Resíduos, Energia, Mobilidade, Agricultura Biológica Biodiversidade, Ruído e Espaços Exteriores.
Existiram ainda espaços de debate e apresentação de alguns dos projectos inovadores e de qualidade desenvolvidos por, e para, as escolas. Em paralelo, decorreu uma Eco-Mostra.
Os Projectos de Educação Ambiental de qualidade, desenvolvidos na nossa escola segundo a metodologia do Eco-Escolas, são reconhecidos no final do ano, através de um Galardão Eco-Escolas-Bandeira Verde, que simboliza a existência na escola de uma activa e participada educação pelo ambiente.
Da partilha de experiências, saíram ideias e estratégias, que poderão ser benéficas para o trabalho que pretendemos fazer na nossa escola, para assim recebermos este ano lectivo a segunda Bandeira Verde.

A Coordenadora do Programa Eco-Escolas, Isabel Santos.

Sem comentários: