segunda-feira, 27 de outubro de 2008

Revista de Imprensa

Até Junho de 2009

Escolas vão participar na recolha de resíduos eléctricos e electrónicos

"Depois das pilhas e dos resíduos de embalagens de plástico ou cartão, as escolas do ensino básico e secundário vão começar também a recolher equipamentos eléctricos e electrónicos em fim de vida e a habilitar-se a ganhar material didáctico.
"Escola Electrão" é um programa da Amb3E, a entidade responsável pela recolha de frigoríficos ou aparelhagens velhas, micro-ondas e lâmpadas, que pretende sensibilizar e envolver professores, alunos, funcionários, pais e comunidade em geral, no esforço global da reciclagem e valorização dos equipamentos eléctricos e electrónicos em fim de vida.
Segundo a Amb3E, o programa Escola-Electrão - que decorre até Junho de 2009 - já recebeu a inscrição de 200 escolas do país que se habilitam a ganhar computadores, projectores, máquinas fotográficas ou câmaras de filmar se conseguirem depositar a maior quantidade destes equipamentos nos Pontos Electrão que serão colocados nas escolas para que pais e alunos possam lá depositar os equipamentos.
Segundo a Comissão Europeia, cada cidadão europeu gera, em média, 14 quilos de resíduos eléctricos e electrónicos por ano, embora outros estudos apontem para valores superiores.
Um dos problemas associado ao fluxo deste tipo de resíduos é a presença de substâncias perigosas para o ambiente e a saúde, como arsénio, chumbo, cádmio, crómio, mercúrio, cloreto de polivinil e clorofluorcarbonos."
Fonte: Jornal Público, 20 de Outubro de 2008

Sem comentários: