segunda-feira, 19 de abril de 2010

O 1º Ciclo a salvar o Planeta


O departamento da educação pré-escolar do Agrupamento vertical de escolas de Alpendorada está a desenvolver, no presente ano lectivo, um projecto relacionado com a preservação do meio ambiente.

No âmbito deste projecto o grupo de docentes estabeleceu prioridades, e definiu como uma das metas a atingir no desenvolvimento do seu plano anual de actividades, a educação ambiental, na qual procuram envolver toda a comunidade em geral.

Para estes docentes, a educação ambiental é muito mais do que se preocupar com o lixo, a reciclagem ou datas comemorativas. É trabalhar situações que possibilitem a comunidade educativa pensar propostas de intervenção, baseadas em pequenos gestos, que possam mudar a realidade que nos cerca. Educação, que é a valorização da vida e, portanto, do meio ambiente.

Assim, e porque entende este grupo de profissionais que a educação ambiental é algo que deve começar desde cedo, na família, na escola, onde comportamentos ambientalmente correctos devem ser aprendidos e interligados na prática do quotidiano, contribuindo para a formação de cidadãos responsáveis que tenham visão integrada do mundo, no tempo e no espaço, e compreenda os fenómenos naturais, as acções humanas e suas consequências para sua própria espécie, para os outros seres vivos e o ambiente, delinearam o seu projecto de trabalho. Este é um projecto em grande mas trabalhado em ponto pequeno, isto é levado a cabo pelos mais pequenos, á sua medida e mediante a sua capacidade de interagir com o mundo.
Como pilares da educação ambiental, as docentes colocam a ênfase na problemática da água e destacam o equilíbrio no uso da mesma, subtema a desenvolver ao longo do primeiro período. Para o segundo enfatizam as questões relacionadas com o solo e destacam a separação adequada dos resíduos e a reciclagem. Para o terceiro, colocam a tónica na problemática do ar, na poluição da atmosfera e nos poluentes que resultam da acção do homem - Não biodegradáveis.

Das acções já levadas a cabo, até ao momento, em todos os Jardins-de-infância do agrupamento, em articulação com as escolas do primeiro ciclo do Ensino Básico, destacam-se as visitas ao meio local para observação partilhada da realidade pelas crianças dos dois níveis de educação, no que respeita à descoberta dos recursos hídricos e a necessidade de preservação dos mesmos.

Na sequência destas visitas foi produzido um panfleto em comum, centrado nas questões relacionadas com a água e nas aprendizagens realizadas pelas crianças acerca do assunto, o qual foi distribuído como forma de sensibilizar e alertar toda a comunidade para o simples facto de que a água não é um recurso inesgotável.

Com a divulgação deste trabalho pretendemos sensibilizar, também, a comunidade mais alargada para as questões que nos preocupam e pretendemos, acima de tudo, transmitir a ideia de como através de pequenos gestos e o esforço de todos, é possível viver um futuro mais equilibrado.

Mais adiante daremos conta da sequencialidade do nosso trabalho colectivo, pois sentimos a necessidade de mostrar que o equilíbrio da natureza é essencial para a vida na terra, assente no princípio que a educação ambiental é um processo que a todos toca, que é longo e contínuo e que deve passar em primeiro pela mudança dos nossos hábitos e atitudes.

É nesse sentido que continuaremos a trabalhar.

Seguem alguns exemplos de panfletos produzidos pelos grupos na sequência do trabalho realizado.








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