quinta-feira, 18 de junho de 2009

O nosso Poster Eco-código


O Poster foi desenvolvido pelos alunos do 8º A e coordenado pela professora Isabel Soares, na disciplina de Educação Visual, em articulação com o Clube do Ambiente e a disciplina de Ciências Naturais. Este trabalho visou também, a concretização do Projecto Curricular de Turma, levando a despertar nos jovens intervenientes, valores, princípios e atitudes que conduzam à preservação e defesa do Ambiente, principalmente, no que respeita ao tema “Alterações Climáticas”.

Destinou-se ainda a incrementar nos alunos o gosto pelo trabalho em equipa, o espírito de investigação/identificação de problemas, a capacidade de resposta aos problemas diagnosticados e a vontade de partilhar os resultados com a Comunidade Escolar, permitindo aos alunos aumentar os seus conhecimentos e alargar os seus interesses a novas áreas através do seu empenho na concretização do trabalho referido.

Neste sentido, os professores que coordenam o Clube do Ambiente e a disciplina de Ciências Naturais, propuseram à turma A do 8º ano de escolaridade, que nas aulas de Educação Visual desenvolvessem um trabalho para o Concurso “Poster Eco-Código”. A turma aceitou o desafio com entusiasmo e organizou-se em cinco grupos, dos quais resultou a elaboração de cinco posters. Entre os posters realizados, fez-se uma votação pelos alunos da turma e do Clube do Ambiente, tendo em conta os critérios de avaliação do trabalho, nomeadamente, originalidade; clareza na disposição dos conteúdos; apresentação; aspecto gráfico e concretização do problema ambiental.

O poster vencedor apresenta o Planeta Terra dentro de uma máquina de lavar roupa, tentando simbolizar vários aspectos ambientais, nomeadamente, “lavar o planeta de toda a poluição existente”; “encontrar um equilíbrio entre a tecnologia e o Planeta em que vivemos”; “diminuir a temperatura do Planeta, adoptando o Eco-Código”. Por sugestão dos alunos que participam no Clube do Ambiente, as frases do Eco-código foram desenhadas em papel reciclado no próprio Clube, resultante da recolha de papel nas salas de aula, ao longo do ano lectivo.

Sem comentários: