quarta-feira, 27 de maio de 2009

Visita de Estudo à Rebat





Além da visita à Lagoa de Bertiandos e S. Pedro de Arcos, no passado dia 19 de Maio, os alunos do 8º ano de escolaridade também se deslocaram à REBAT – Valorização e Tratamento de Resíduos Sólidos do Baixo Tâmega.
A importância desta visita decorre do facto de que o crescimento das populações, o desenvolvimento tecnológico e o aumento descontrolado do consumo de recursos naturais nos países desenvolvidos têm como consequência a produção de uma enorme quantidade de resíduos. A proliferação dos resíduos constitui um problema importante para os ecossistemas e sociedades actuais. Para minimizar o impacto da acumulação de resíduos, é necessário proceder à sua recolha e tratamento, de forma a garantir condições de segurança e melhorar a qualidade de vida das populações.
Durante a visita, os alunos tomaram consciência da importância da valorização e tratamento dos resíduos sólidos urbanos e tiveram a oportunidade de observar in locu um aterro sanitário; uma estação de transferências; uma estação de triagem; uma estação de tratamento de águas lixiviantes e um ecocentro.
No regresso a casa, todos vinham conscientes que colaborar na gestão dos RSU é um dever de cada cidadão e contribui para a sustentabilidade da Terra.

Sem comentários: