segunda-feira, 18 de maio de 2009

Revista de Imprensa

Limpar a casa com as receitas ambientais da nossa avó
"De cada vez que limpamos a casa ou a roupa, os produtos usados libertam para a atmosfera centenas de partículas químicas que prejudicam a saúde e também o meio ambiente. Por essa razão, o DN deixa-lhe algumas receitas que podem ajudar a tratar da limpeza de maneira ecológica. Isto tudo, claro, sem que a natureza se "queixe".

Já alguma vez pensou que poderia fazer os seus próprios detergentes em casa e com produtos acessíveis? Sim, isto é possível. É simples, barato e, acima de tudo, ecológico. Diz quem experimentou que estas alternativas verdes, muitas delas receitas usadas pelas nossas avós, resultam da mesma forma - e à vezes ainda melhor - que os produtos sintéticos. Mas a mudança para alternativas verdes deve ser feita gradualmente: principalmente pelo facto de os produtos naturais não deixarem na casa ou na roupa o cheiro a limpo, a que a maioria das pessoas está habituada.

Lavar polui. Pode não fazer sentido, mas é verdade. Os produtos que usamos para limpar as nossas casas libertam os mais variados químicos para o ar que podem ser bastante prejudiciais à saúde, principalmente se tiver crianças em casa ou pessoas com alergias. Tensioactivos, perfumes sintéticos, conservantes (como os ftalatos) e outros aditivos podem ter consequências no nosso corpo.

O impacte destes químicos não pode nem deve ser desprezado, pois tem graves consequências no meio ambiente. Os testes realizados em peixes que normalmente habitam os locais onde desaguam os esgotos revelaram que as substâncias químicas eram confundidas pelo organismo, que pensava serem hormonas femininas. Ou seja, os químicos provocavam a mutação dos peixes, tornando-os todos fêmeas. Da mesma maneira, esses compostos químicos podem provocar no ser humano problemas de saúde, desde asma, a eczemas, urticária ou até mesmo cancro.

É por isso importante que tome atenção aos compostos dos seus detergentes. A melhor forma é escolher produtos com o rótulo ecológico da União Europeia.
Há também gamas de produtos ecológicos que funcionam muito bem mas cujo preço é elevado, afastando muitos dos potenciais compradores.

Curiosamente, as melhores soluções para deixar a sua casa limpa e não prejudicar o ambiente vêm do passado.
É com ingredientes como o vinagre, limão, bicarbonato de sódio, sal ou amónia - principalmente os três primeiros - que pode fazer os seus próprios detergentes ecológicos.
Dê atenção à sua avó quando ela lhe disser que não há melhor forma de tirar manchas do fogão do que com bicarbonato de sódio. Ou que usar vinagre para remover calcário e amaciar a roupa, também torna as cores mais vivas. Outra receita é a do sumo de limão para limpar vidros, remover manchas do alumínio, da porcelana e que pode ser usado como branqueador. São pequenos truques que tornam a sua avó uma verdadeira ecologista."

Fonte: Diário de Notícias, 17 de Maio de 2009

Sem comentários: