segunda-feira, 23 de março de 2009

Projecto Daphnia: diário


Na segunda sessão do Projecto Daphnia, os alunos dirigiram-se aos locais seleccionados para a recolha de amostras de água que seriam posteriormente analisadas. Partimos da Escola EB 2,3 de Alpendorada, num autocarro que a Câmara Municipal do Marco de Canaveses gentilmente cedeu em direcção ao Cais de Bitetos, local da 1ª Recolha. Neste local deslocamo-nos para Norte, fazendo um percurso de cerca de 200 metros e realizamos a 2ª Recolha, num local onde desagua um pequeno ribeiro que traz efluentes de uma ETAR local.

Recolhidas as duas amostras, uma a jusante da descarga, outra na zona de descarga, dirigimo-nos de autocarro até ao Mosteiro de Alpendorada, onde nos permitiram o acesso ao rio, e assim, realizamos a 3ª Recolha, a montante da zona de descarga.

No final, regressamos à escola onde os alunos foram preparados para o Bioensaio Agudo a realizar na próxima sessão e dedicaram-se os últimos minutos da sessão a realização de uma reflexão/ sugestão por parte dos alunos.


Nesta sessão do que eu mais gostei foi do percurso que fizemos para recolher as amostras de água. O que menos gostei foram os metros que fizemos a pé para conseguir chegar ao autocarro, a subir, com um sol intenso a fazer-se sentir. Gostei muito do companheirismo em grupo e gastava que na escola fizessem mais sessões deste género.”
Ana Pessoa


Gostei de ir conhecer novos sítios e agora estou ansiosa que chegue quarta-feira para pormos as Daphnias nas águas que recolhemos. Estou cada vez mais motivada com o projecto.”
Maria João

Hoje foi uma sessão muito divertida porque fomos aos locais de recolha. Andámos e suámos muito mas valeu a pena. Toda a gente se divertiu e todos trabalharam. O que me deu pena foi o tempo ter passado muito rápido.”
João Vieira


“Nesta sessão fizemos a recolha da água em Bitetos. Procedemos a três recolhas em três locais diferentes. Depois de Bitetos, junto a uma descarga e antes de Bitetos, junto do Convento de Alpendorada. Esta água vai ser testada com as Daphnias para verificar se a água é poluída ou não. Gostei muito da sessão foi divertida. Estava muito calor e andamos muito, mas mesmo assim foi a sessão que até agora mais gostei.”
Tiago Calafate

Sem comentários: