segunda-feira, 16 de março de 2009

Projecto Daphnia: diário


Na primeira sessão os alunos tomaram contacto com um conjunto de conteúdos teóricos que lhes permitirão entender as sessões seguintes. Foi-lhes apresentado um powerpoint sobre a morfologia e ecologia da Daphnia magna e, distribuído um pequeno dossier, onde poderão guardar toda a documentação e reflexões/comentários sobre cada sessão.



Os alunos tiveram ainda a oportunidade de visualizar a Daphnia magna, ao microscópio óptico. Os alunos ficaram entusiasmados com os batimentos cardíacos perfeitamente perceptíveis. No final da sessão, todos os alunos colaboraram na alimentação dos microcrustáceos.



Nesta sessão, seleccionaram-se os pontos exactos onde se realizarão as recolhas das amostras de água durante a próxima sessão.



Como acontecerá em todas as sessões futuras, os últimos momentos da sessão serão dedicados a um período de reflexão em que os alunos podem deixar as suas opiniões e/ou sugestões.

“Nesta primeira sessão conhecemos a nossa nova amiga: a Daphnia magna. Este ser vivo é muito interessante, ficamos a saber alguns pormenores muito interessantes sobre este animal e tivemos a oportunidade de a alimentar e ver um vídeo sobre o parto. Fiquei com vontade de continuar no projecto e aprender um pouco mais sobre o assunto.”

Rita Silva

“A primeira sessão foi muito interessante e educativa. Foi uma nova experiência que gostei bastante. Adorei ver a Daphnia magna, a sua constituição, o bater do coração, o seu mexer… Alimentá-las, foi engraçado, tinha a sensação de medo, parecem animais tão frágeis. O bom humor do grupo incentiva-nos ainda mais. Acho que vai ser bastante interessante e inovador.”

Ângela Monteiro

“Na primeira sessão, observámos a Daphnia magna, alimentámo-las e observámos os locais onde vamos retirar as amostras de água. Foi uma sessão divertida e suave."

João Vieira

Sem comentários: