terça-feira, 20 de janeiro de 2009

LIPOR promove Sábados Verdes

Por cada 2 kg de papel e cartão o visitante recebe um prémio.


A LIPOR promove uma vez mais em 2009, a iniciativa Sábados Verdes, entre as 09h00 e as 13h00 nas seguintes datas:

17 de Janeiro

21 de Fevereiro

21 de Março

18 de Abril

16 de Maio

20 de Junho

18 de Julho

22 de Agosto

19 de Setembro

17 de Outubro

14 de Novembro

05 de Dezembro



A LIPOR abre assim as portas do Centro de Triagem à população. O objectivo é possibilitar aos cidadãos a visita ao Circuito da Reciclagem tomando assim conhecimento do percurso dos materiais, desde que são depositados nas infraestruturas preparadas para a deposição selectiva, nomeadamente os Ecopontos e os Ecocentros até serem processados no Centro de Triagem da LIPOR.


O Projecto de Reciclagem Multimaterial assenta em diferentes componentes e estruturas, nomeadamente uma rede de 22 Ecocentros distribuídos pelos 8 Municípios associados da LIPOR; 3 Zonas de Recolha Selectiva Porta-a-Porta abrangendo um total de 52 000 habitantes, cerca de 5% do total da população LIPOR e uma rede de cerca de 2 803 Ecopontos, estando à disposição dos munícipes na razão de 1 Ecoponto/401 habitantes.


Além dos equipamentos atrás referidos, e no sentido de ir ao encontro das necessidades dos cidadãos a LIPOR tem em funcionamento um conjunto de serviços e projectos, nomeadamente o Ecofone, serviço de recolha gratuito, “a pedido” disponível para a cidade do Porto, accionado através de uma chamada telefónica; o projecto "Minhoteiras", projecto-piloto que permite recolher materiais recicláveis em indústrias e armazéns numa zona industrial (zona industrial das Minhoteiras); o projecto “Estádios”, em funcionamento no Estádio do Dragão e no Estádio do Bessa, e que permite a separação de recicláveis nos bares dos estádios, recuperando grandes quantidades de material de muito boa qualidade e o projecto de “Resíduos de Construção & Demolição”, no qual recolhemos resíduos recicláveis em estaleiros de construção civil, permitindo também recuperar muitos materiais para a reciclagem.


Sobre a LIPOR


A LIPOR é a entidade responsável pela gestão, valorização e tratamento dos resíduos sólidos urbanos produzidos pelos Municípios associados: Espinho, Gondomar, Maia, Matosinhos, Porto, Póvoa de Varzim, Valongo e Vila do Conde. A LIPOR trata anualmente cerca de 500 mil toneladas de resíduos sólidos produzidos por 1 milhão de habitantes. Sustentada nos modernos conceitos de gestão de RSU, a LIPOR desenvolveu uma estratégia integrada de valorização, tratamento e confinamento dos RSU, baseada em três componentes principais: Valorização Multimaterial, Valorização Orgânica e Valorização Energética, complementadas por um Aterro Sanitário para recepção dos rejeitados e de resíduos previamente preparados.

Sem comentários: