segunda-feira, 15 de dezembro de 2008

Revista de Imprensa

Dê uma solução ambiental ao seu lixo orgânico


Compostagem

Depois de cinco dias em que não houve recolha de lixo em Lisboa, devido à greve dos trabalhadores do Departamento de Higiene Urbana da autarquia lisboeta, apresentamos-lhe uma solução para poder tratar do seu lixo orgânico: a compostagem doméstica


Matéria orgânica representa um terço do lixo urbano


Margarida Carvalho, professora da Universidade Católica, especialista em Ambiente, vivia num apartamento "e mesmo assim fazia a compostagem". Antes disso já recolhia resíduos orgânicos e usava-os num pequeno canteiro da faculdade: "A compostagem pode ser feita por qualquer pessoa, basta querer e arranjar soluções alternativas, caso não tenha um espaço ao ar livre para guardar o composto."


Também conhecido por húmus, o composto orgânico é uma matéria natural rica em carbono e azoto que é usada para fertilizar a terra. Tem um canteiro de flores? E que tal fazer o seu próprio fertilizante em casa? Se todos fizéssemos a compostagem, a quantidade de lixo urbano diminuiria em um terço.


Só precisa de um compostor, que pode ser construído por si ou comprado, e de matéria orgânica. Tome em atenção as diferenças entre o lixo que faz em sua casa: A pilha de lixo deve ter uma boa relação entre materiais "verdes" e materiais "castanhos". Os "verdes", ricos em azoto, são normalmente húmidos e os "castanhos", com maior proporção de carbono, são geralmente secos, logo, para o seu compostor funcionar correctamente, deve colocar estes produtos numa ordem de 30 partes de "castanhos" para uma de "verdes".


A nível municipal, a compostagem traz grandes vantagens, principalmente na gestão de resíduos: "A comida que vai para os aterros fermenta e produz ácido. Esse ácido vai corroer outros materiais, como metais pesados e plásticos. Logo, a compostagem vai reduzir a carga poluente das lixeiras e impedir, por exemplo, a contaminação de lençóis de água subterrâneos", explica Margarida Carvalho.


A compostagem é um processo que faz todo o sentido, pois fecha o ciclo da matéria orgânica: a comida transforma-se em fertilizante que vai ajudar à produção de outros alimentos. Esta prática promove a agricultura sustentável, mais saudável e respeitadora do meio ambiente.


A maior desvantagem que salta à vista neste processo será o mau cheiro. Mas com uma correcta gestão entre "verdes" e "castanhos", qualquer problema que ocorra com a sua pilha pode ser resolvido rapidamente e de maneira simples.


A nível urbano, a compostagem apresenta outro problema: exige uma alteração dos hábitos das populações, que normalmente deitam os resíduos orgânicos para o saco do lixo. "Há ainda a necessidade de se fazer uma recolha separada dos resíduos orgânicos." Seria necessário um ecoponto para se diferenciar o tipo de matéria orgânica. Além disso, este tipo de matéria teria de ser recolhido todos os dias para não provocar maus cheiros.


Mas enquanto isto não existe, experimente fazer a sua própria compostagem. Guarde a matéria orgânica num compostor e, mesmo que não tenha um jardim ou quintal, coloque-o na varanda. Dentro de três a seis meses o composto estará pronto. Depois despeje-o num jardim ou no quintal de um familiar ou conhecido seu.





Fonte: Diário de Noticias, 14 de Dezembro de 2008

Sem comentários: