quinta-feira, 9 de outubro de 2008

A nossa Escola já tem Bandeira Verde

A nossa Escola participou pela primeira vez no Programa Eco-Escolas no ano lectivo 2007/2008, tendo dinamizado, através do seu Clube do Ambiente, várias acções que mereceram a atribuição do galardão Eco-Escolas. Este programa é promovido pela Associação Bandeira Azul da Europa (ABAE) e visa estimular, reconhecer e premiar o trabalho desenvolvido pela escola na melhoria do seu desempenho ambiental, gestão do espaço escolar e sensibilização da comunidade.

O Galardão Eco-Escolas 2007/2008 “Bandeira Verde 2008” é o certificado de qualidade ambiental da Escola. É o reconhecimento público da existência, na Escola, de uma educação pelo e para o ambiente. Este prémio é o resultado do empenho de todos aqueles que contribuíram para a implementação de medidas ecológicas na nossa escola, cumprindo assim, o programa de educação ambiental e sustentabilidade coerente.
Este prémio acarreta para a nossa escola um factor de responsabilidade, ou seja, a continuidade do Programa Eco-Escolas, durante o ano lectivo de 2008/2009. Contamos, por isso, com a colaboração e empenho de todos, na melhoria da qualidade ambiental.


A cerimónia de entrega do galardão realizou-se no dia 26 de Setembro, em Torres Vedras, na qual foram entregues as bandeiras verdes às escolas galardoadas, bem como os certificados aos municípios parceiros.
Neste dia a nossa escola esteve representada por um grupo de 16 alunos do 8ºB e pelos professores Isabel Santos, Júlia Florim e Miguel Viana. Viajámos no autocarro da Câmara Municipal do Marco de Canaveses acompanhados pelo Vereador do Ambiente Eng.º José Mota, a Dr.ª Cidália Mota e as Escolas EB2,3 do Marco de Canaveses e EB2,3 de Baião. Quando chegámos à ExpoTorres dirigimo-nos ao Pavilhão Central, onde se encontrava a Comissão de Recepção, que nos entregou o certificado de atribuição do Galardão, o certificado do 3º prémio do Concurso 2008 Brigada Verde, sacos de materiais, mochilas e t-shirts. Participámos nos vários ateliês, stands, exposições, jogos e animações. Durante a tarde, assistimos à cerimónia de entrega do Galardão e dos prémios Eco-Códigos. Mas antes de recebermos o Galardão, fomos surpreendidos com a presença do cantor André Sardet.

Não podemos deixar de agradecer à Câmara Municipal do Marco de Canaveses, em particular ao Eng.º José Mota e à Dr.ª Cidália Mota, e a toda a Comunidade Escolar, pela colaboração no desenvolvimento deste projecto.
Bem-hajam!

Sem comentários: