quinta-feira, 19 de junho de 2008

Exposição Eco-Itinerante - Dia Mundial do Ambiente

Na Biblioteca da Escola realizou-se uma Exposição Eco-Itinerante com 38 Cartazes Eco-Códigos, realizados por Eco-Escolas, destinada em particular aos alunos do 7º ano de escolaridade. Esta foi acompanhada de um Jogo de leitura das frases da exposição, o “Olhó-código”, que também procura desenvolver competências relativas ao conhecimento dos concelhos e distritos de Portugal.


Durante o dia 5 de Junho – Dia Mundial do Ambiente, os alunos do 7º ano dirigiram-se para a Biblioteca acompanhados de um professor, de acordo com um horário previamente estabelecido. Antes de visitarem a exposição, um professor de Ciências Naturais conversou com os alunos, fazendo uma breve abordagem aos aspectos/comportamentos ambientais que melhoraram na escola desde o ano lectivo anterior, nomeadamente, colocação de ecopontos, os espaços exteriores e atitudes comportamentais. Solicitou ainda a leitura do Eco-Código da Escola, exposto no Painel Eco-Escolas, de modo a que essas acções concretas fossem postas em prática.


Posteriormente, foram explicadas as regras do Jogo de leitura da exposição “Olhó-Código”. De seguida, os alunos realizaram em grupo este jogo, que era composto por um questionário verdadeiro/falso, baseando-se na observação dos cartazes das Escolas e das pistas fornecidas.
No final do dia foram contabilizadas as respostas correctas e definido o grupo vencedor.
O resultado foi afixado, no Painel Eco-Escolas, e foi atribuído um prémio ao grupo vencedor.
O balanço desta actividade revelou-se positivo quer na perspectiva pedagógica quer do ponto de vista da adesão à actividade, do relacionamento e da motivação demonstrada pelos alunos.


Sem comentários: