segunda-feira, 23 de junho de 2008

8º CONCURSO NACIONAL DE POSTERS ECO-CÓDIGO 2008

Aqui está o nosso Cartaz!

Memória Descritiva

Este cartaz foi feito pelos alunos do 8ºD.

"Numa primeira fase a nossa turma foi dividida em pequenos grupos, que trabalharam várias ideias. De seguida, cada grupo apresentou o seu projecto, tendo a turma elegido o que melhor interpretava os requisitos do concurso e aquele que mais gostávamos.
Posteriormente realizamos o trabalho final, tendo cada aluno dado o seu contributo.
Com o nosso trabalho pretendemos sensibilizar a comunidade escolar para o que está a acontecer no nosso planeta. Nomeadamente, a problemática das alterações climáticas, a utilização sustentável dos recursos energéticos e hídricos e a política dos três R.
Se observarmos o poster, atenciosamente, podemos ver o planeta Terra no qual está cultivada uma planta, onde nasceu uma lâmpada. Mas porquê uma lâmpada a nascer de uma planta? A lâmpada representa a ideia luminosa que é o eco-código. Tudo isto, para mostrar que se todas as pessoas que habitam o planeta poupassem energia, água e produzissem menos resíduos poderíamos ter uma vida mais estável, sem conflitos sociais e onde a vida na Terra não estaria ameaçada.
Para abordar o tema do ano que são as “alterações climáticas” representámos a personagem masculina que simboliza a Humanidade e o indivíduo que contribui para o aquecimento global, mas que ao mesmo tempo tem um papel interventivo na melhoria da qualidade ambiental. As gotículas de água escorregando da Terra representam uma das consequências do aquecimento global e as folhas representam o crescimento de uma consciência ecológica.
As frases do eco-código foram elaboradas pelos alunos do clube do ambiente da escola que permitem dar a conhecer as acções que todos os membros da nossa comunidade escolar devem e tentam cumprir."

Sem comentários: